segunda-feira, 26 de março de 2018

Pereira da Viola – Novos Caminhos (2018)

O violeiro, cantor e compositor já percorreu muitas estradas e veredas. Como bom viajante, sabe que o mais importante não é a chegada, mas a travessia. Seu mais recente trabalho, “Novos Caminhos”, é uma confirmação desse destino caminhante. Pereira se revela por inteiro com seus elementos mais puros, apenas voz e viola. A busca da singeleza não esconde o delicado acabamento da expressão. Em 13 canções e histórias, estão o universo e a aldeia, o coração apaixonado e o coração valente, a natureza e os homens.

Foram necessários seis discos, um DVD e mais de 20 anos de carreira para chegar à depuração de “Novos Caminhos”. A grande força do trabalho, a simplicidade, só é alcançada porque existe um sólido trajeto de escolhas artísticas por trás. Sem falar do prazer que sempre mostrou em dividir seu ofício com parceiros, instrumentistas e cantores. Para o músico, o trabalho coletivo sempre foi uma decisão estética e consequência ética do compartilhamento que anima sua vida. Estar só e inteiro, neste momento, só é possível porque traz junto a memória de tantos companheiros.

Senhor absoluto dos recursos da viola, Pereira mostra em seu disco todas as possibilidades do instrumento, garantindo um suporte delicado para sua madura interpretação vocal. O cantor Pereira da Viola é tão completo e único como o instrumentista, o que é bastante raro no cenário da música de raiz. Essa expressividade peculiar nos dois campos é mais um motivo do acerto da escolha do formato voz e viola.

O repertório do disco traz nove temas autorais, todos em parceria com poeta João Evangelista Rodrigues, ao lado de canções Padre Zezinho (“Mãe do Céu Morena”), Cyelne Peluso e Olívio Araújo (“Sabiá”) e Nilson Chaves (“Bela Pessoa”). Completando o álbum, dentro da tradição da oralidade e dos causos, fortemente presente em apresentações do artista, Pereira recria uma lenda hindu, narrada ao som da viola em acordes de tonalidade impressionista.

Preço – R$28,00

Faixas:
01 – Lenda Hindu – Adap. Pereira da Viola
02 – Mãe do Céu Morena – Pe. Zezinho
03 – Novos Caminhos – Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
04 – Cor de Café - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
05 – Sabiá – Cylene Peluso e Olívio Araújo
06 – Prenda - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
07 – Bela Pessoa – Nilson Chaves
08 -  Passarinho - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
09 – Fartura - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
10 – A Lua de Minas - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
11 – Nas Asas de Um Condor - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
12 – Via Crucis - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
13 – Carinhanha - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário