terça-feira, 11 de abril de 2017

Leonardo Brant e Marcos Frederico - Mata Hari (2016)

Chamava-se Mata Hari a espiã holandesa que usava a música e a dança para seduzir os inimigos durante a 1ª Guerra Mundial. Essa mítica personagem inspirou o disco do cantor e letrista Leonardo Brant e do bandolinista Marcos Frederico.

A parceria deles, que completou um ano, é curiosa. No início da década de 1980, Leonardo Brant era vocalista da banda Tridente. “Sou do início do rock brasileiro. Contribuí modestamente”, conta. O grupo chegou a se apresentar ao lado da Sexo Explícito e da Pouso Alto – bandas que deram origem às aclamadas Pato Fu e Skank, respectivamente. Porém, o roqueiro abandonou a carreira para se dedicar ao direito. É professor da Universidade Federal de Minas Gerais e da PUC Minas. Marcos Frederico, por seu lado, abraçou a música profissionalmente. Bandolinista reconhecido, lançou três discos e foi premiado duas vezes no concurso BDMG Instrumental.

Há um ano, os dois se conheceram. “Foi um desses encontros maravilhosos que a vida reserva para a gente. Em janeiro de 2015, meu irmão me falou do concurso de marchinhas de carnaval Mestre Jonas. À noite, sonhei com uma música, ela veio inteiramente em sonho. Liguei para meu irmão, que me falou do Marcos. A partir daí, passei a compor e começamos a nos encontrar com frequência”, conta Brant.

A marchinha não ficou pronta dentro do prazo e não pôde ser inscrita no concurso. Quis o destino que ela virasse um choro, marcando o início da amizade. “Foi empatia mútua. O Leo era cantor nos anos 80 e estava afastado. Senti nele certa carência, a vontade de retomar, e o apoiei”, explica Marcos Frederico. A partir do primeiro encontro, Brant passou a gravar semanalmente. “Quando a gente viu, já tinha material, um disco. Fomos compondo sem muita pretensão, mas agora temos uma coletânea de canções nossas”, diz.

O disco, na verdade, é mais que simples coletânea. Há um quê de conceitual nas letras, que conversam entre si. “É uma história de amor, da perda de um amor. Por isso, há momentos de revolta, desejo e lembranças”, explica Leonardo Brant.

Preço - R$25,00

Faixas:
01 – Bem Bom – Leonardo Brant e Marcos Frederico
02 – Tous Les Matins – Leonardo Brant e Marcos Frederico
03 – Mata Hari – Leonardo Brant e Marcos Frederico
04 – Lamento Amargo – Leonardo Brant e Marcos Frederico
05 – Meu Corpo – Leonardo Brant e Marcos Frederico
06 – Nunca Bato A Porta – Leonardo Brant e Marcos Frederico
07 – A Letter To You – Leonardo Brant e Marcos Frederico
08 – Tempestade – Leonardo Brant e Marcos Frederico
09 – Manzana Del Amor – Leonardo Brant e Marcos Frederico
10 – Faça O Que Te Faz Feliz – Leonardo Brant e Marcos Frederico
11 – Choro dos Três Tios – Leonardo Brant

Nenhum comentário:

Postar um comentário