terça-feira, 15 de setembro de 2015

Carlos Walter – Calendário do Afeto (2015)

O compositor e violonista mineiro Carlos Walter lança seu primeiro trabalho solo e autoral criado durante a gestação de seu primogênito

Carlos Walter lança o CD/E-Songbook "Calendário do Afeto: suíte para violão solo com 9 movimentos alusivos aos meses de gestação; áudio, partituras, cifras e tablaturas”.

O trabalho narra musicalmente as fases da gestação até o nascimento do seu filho. O CD é acompanhado por livro digital de partituras, cifras, tablaturas e trechos de citações literárias (epígrafes) que dialogam com esse universo da maternidade / paternidade.

Cada tema dessa suíte conta uma história. Afinal, música instrumental é um meio de comunicação universal, a partir do qual os músicos verbalizam frases sem palavras: prosas e versos não falados! Por isso, os movimentos possuem ritmos genuínos (valsa, fantasia, baião, bossa nova, choro) e híbridos (fusion e outros identificados com os neologismos salsamba, marcha-tango, semifrevo)...

Subtítulos e exposições de motivos repletas de homenagens, lembranças, influências e personagens do real-imaginário do violonista-compositor, que intentam decodificar o pleno e intraduzível amor incondicional desse discurso musical de boas vindas ao filho primogênito (partícipe especial do CD, cujas risadas/choro e batimento cardíaco extraído de uma ultrassonografia ilustram o 9º e o 5º meses).
O projeto gráfico foi desenvolvido por Leonora Weissmann e Júlio Abreu e a gravação realizada por Joao Ferraz no estúdio Lontra Music com a assistência de Marcos Frederico e a direção musical de Elodie Bouny.

Professora da escola de música UFRJ, a violonista e compositora Elodie Bouny considera Calendário do Afeto, de Carlos Walter, uma ode ao amor paterno. “Carlos é detentor de uma prosa musical potente e original, e este primeiro registro (o primogênito) é uma declaração autêntica e profunda da expressão mais íntima e sincera que ele pôde dar. Por outro lado, é um depoimento maduro e uma homenagem ao ser mais amado, uma linda mensagem de amor em forma de música”, afirma a musicista que assina, ao lado de Yamandu Costa, Ulisses Rocha, Juarez Moreira, Luiz Otávio Savassi Rocha, Alvaro e Giselda Walter, um dos textos de apresentação.

Preço – R$25,00

Faixas:
01 – 1º Mês – Terna Tríade
02 – 2º Mês – Uh!...beraba
03 – 3º Mês – Sui Generis
04 – 4º Mês – União XV
05 – 5º Mês – Acrobata
06 – 6º Mês – São Miguel
07 – 7º Mês – Mariana, Sinos e Afins
08 – 8º Mês – Paião
09 – 9º Mês – Champagnat

Todas as composições de Carlos Walter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário