segunda-feira, 25 de março de 2013

Milena Torres - Olhos de Caboclo. Cabelo de Negro. Instinto de Índio (2012)

Mineira de Almenara, a cantora e compositora Milena Torres estreia em disco com 'Olhos de caboclo. Cabelo de negro. Instinto de índio.' Autora de 11 das 13 faixas, ela apresenta a dicção poética e musical de quem tem firmeza em suas posições. Seja nas coisas do mundo ou no trato com sentimentos cotidianos.

Na faixa 'Sem censura', ela começa riscando o nome de alguém como se fosse a fotografia do clássico 'Rasguei o teu retrato'. E crava, sem ressalvas: “Eu nunca brinco em serviço/ e minha função agora é esquecer que quase me matei por você/ eu não uso muito refrão/ e sabe por que não ?/ Pra não repetir o que já cansei de dizer.”

Mesmo quando distorce, a favor da poesia, as paisagens da cidade, transformando a Rua da Bahia em oceano ('O mar pra mim'), ela desafia: “Se a montanha se rebelar/ por ciúme quiser nos cobrir/ não há terra firme nesse mundo/ que possa nos secar, nos barrar, nos impedir”.

A produção equilibrada, dividida com o baixista Felipe Fantoni e valorizada pela masterização de Kiko Klaus, garante sonoridade que ressalta as melodias, coloridas pelas participações especiais de Sérgio Pererê, Sílvia Gommes, Cubanito, Rogério Delayon, Renato Saldanha e do grupo Frito na Hora. Eles dividem a cozinha instrumental com o violão de Milena e a base formada por eficientes nomes da cena mineira, como o trombonista Leonardo Brasilino e o baterista Arthur Rezende. Milena usa traços negros, índios e caboclos sem exagero, colaborando para que letras e melodias ganhem moldura dentro das boas tradições da música brasileira.
Kiko Ferreira - EM Cultura

Preço – R$20,00

Faixas
01 – Quando te Vi – Milena Torres
02 – Céu de Crioula - Milena Torres
03 – Não entendi o Jogo - Milena Torres
04 – Ela merece - Milena Torres
05 – Menina Jesus – Tom Zé
06 – Filho de Xangô - Milena Torres
07 – O Mar pra Mim - Milena Torres
08 – Sem Censura - Milena Torres
09 – Há de Vir – Wilson Souza
10 – Vai Passar o Amor - Milena Torres
11 – Um Brasileiro no Estrangeiro - Milena Torres
12 – Couro e Cordas - Milena Torres
13 – Maduro Ser - Milena Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário