quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ivan Vilela - Do Corpo à Raiz (2009)

Ao contrário de seus outros álbuns, em que o violeiro chegou ao estúdio com o trabalho pronto, em Do Corpo à Raiz a concepção das canções e dos arranjos nasceu na sala de ensaios. A criação foi conjunta.
Tal como a discografia de Ivan Vilela dedicada aos solos de viola, no CD Do Corpo à Raiz o essencial se esbarra no sofisticado. “Tudo é muito simples. As melodias na viola têm sua simplicidade, mas as harmonias sempre trazem algo de sofisticação, como, por exemplo, no diálogo entre as vozes dos instrumentos”, detalha o mineiro. No álbum, instrumentos inéditos: marreca e pescoção (sons semelhantes à cítara e ao alaúde árabe respectivamente), criados por Fernando Vanini, dividem a mesma partitura com viola, violão, rabeca, contrabaixo, entre outros.

Do Corpo à Raiz sintetiza o caipira. A abertura do disco enaltece os quatro elementos da natureza: Ar, Água, Fogo e Terra — Mussambê (corruptela de Meu São Benedito), ambas concebidas apenas por Vilela. “Toda cultura popular passa pelas estações do ano, mostrando o período da chuva, colheita e seca...”, justifica a inspiração. Para o violeiro, o quarteto inicial é minimalista. Apesar da base na viola ser quase a mesma, “no decorrer das canções, a melodia ganha outros contornos.”


Preço – R$25,00

Faixas
01 - AR
02 - AGUA
03 - FOGO
04 - TERRA / MUSSAMBE
05 - PAGODE MENOR
06 - CATIRAS
07 - JUNINAS
08 - MODA NOVA
09 - MENINO
10 - AS MOCAS NA JANELA
11 - MISTERIO
12 - ANASTACIO
13 - BANDEIREIRO DO DIVINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário